Do Centro-Oeste para todo o Brasil

(62) 3233.3853

Desinche já! Cinco dicas para acabar com a retenção de líquido

Desinche já! Cinco dicas para acabar com a retenção de líquido

A estação queridinha do ano também pode ser vilã de vez em quando: o excesso de transpiração causado pelos dias mais quentes do verão é um dos agravantes dos problemas de circulação, principalmente a retenção de líquido. "No calor, acontece a vasodilatação, que é o aumento do volume dos vasos sanguíneos. Esse processo faz com que o corpo acumule mais líquidos e necessite de ajuda para eliminar esses excessos", explica a fisioterapeuta Andrea Pereira, da  Lica Cinelli Integração Corporal, de São Paulo.

Se você faz parte do clube das mulheres que sofrem com inchaço e sensação de pernas pesadas, fique atenta a algumas dicas simples que podem aliviar os sintomas:

Faça da água sua melhor amiga
Não adianta, a água continua sendo a inimiga número 1 da retenção de líquido! Só ela é capaz de proteger da desidratação e regular a temperatura do corpo ao longo do dia, combatendo o tal efeito rebote que faz as pernas, braços, bumbum e até o rosto incharem. Os especialistas indicam que se beba 2 litros de água por dia, mas é possível fazer um cálculo individual: "O ideal é beber 35 ml de água para cada quilo. Então, se a pessoa pesa 60kg, deve beber 2,1 litro de água por dia", explica a nutricionista Marcela Frias, da Clínica Dicorp, do Rio de Janeiro. Sucos e água de coco estão liberados, mas é importante prestar atenção à quantidade de calorias.

Fuja dos diuréticos
Não se iluda com os diuréticos, medicamentos que  aumentam o volume e o grau do fluxo urinário. Eles podem até ajudar no desinchaço, mas dão a falsa informação ao corpo de que o rim não está funcionando corretamente. "Esse tipo de remédio deve ser usado apenas sob prescrição médica", explica Marcela.

Resista aos refrigerantes (incluindo as versões zero)
Os refrigerantes bem gelados viram praticamente salva-vidas quando o calor aperta e é preciso dar uma refrescada imediata. Mas é preciso ter limite: "o sódio desse tipo de bebida, incluindo as versões "zero", contribuem para o aumento da retenção de líquido. Por isso, o melhor é evitar", afirma Marcela. Adicione à ceta de alimentos proibidos sal, gorduras e frituras.

Entregue-se à massagem
Se há algum tempo massagem era sinônimo de luxo, hoje pode ser considerada questão de saúde: "A boa e velha drenagem linfática ajuda, e muito, a aliviar o inchado do corpo todo. Ela continua sendo o método estético mais efetivo nesses casos. Sessões de mantus também podem ajudar, pois o método atua no aumento do fluxo sanguíneo e melhora a atividade do sistema linfático", explica Andrea Pereira. A fisioterapeuta ensina ainda uma técnica rápida para fazer em casa: "massageie de forma leve e circular os linfonodos, carocinhos que ficam na região da virilha. Eles são responsáveis pela absorção da linfa que vem da perna e ativá-los vai ajudar a aliviar o problema da retenção", diz.

De pernas para o ar!
Fazer ginástica e caminhar na beira do mar são atividades mais do que liberadas, mas pegue leve. O esforço contínuo faz o corpo suar e, com isso, piora o inchaço. Hidrate-se muito bem durante os exercícios e, caso tenha excedido, descanse bastante e coloque os pés para cima. Em alguns minutos já dá para sentir a diferença.

Fonte: Revista Marie Claire

Comente pelo Facebook

RECEBA NOVIDADES NO SEU E-MAIL